sábado, 15 de fevereiro de 2014

Volta as aulas: Dicas para ajudar seu filho na adaptação escolar.

A volta as aulas é sempre marcada pela ansiedade, tanto dos pais e educadores, quanto das crianças. Se para algumas delas a volta ao ambiente escolar é tranquilo e até mesmo alegre desde o primeiro minuto em contato com a nova turma, para outras crianças retornar à escola pode ser um desespero.

A boa noticia é que esse desespero tende a durar pouco e só acontece pelo medo que a criança tem do desconhecido (novos colegas, novos professores) e pelo medo de ser esquecido e deixado pelos pais, mas à medida que ela permanece em contato com o ambiente e ao notar que no final do dia os pais sempre vão buscá-la, o desespero se transforme em tranquilidade e confiança.
O CMEI Pequeno Príncipe separou algumas dicas para os pais nesse momento:

1) SEJA FRANCO
Não iluda o seu filho dizendo que "volta logo". Prepare-o para a volta às aulas com alguns dias de antecedência, exaltando de forma alegre o fato de ele estar prestes a conhecer novos amiguinhos, com quem poderá brincar. Também deixe claro que assim como você o levará para a escola, também o buscará e espera vê-lo feliz para lhe contar sobre a nova turma, mas evite dizer a criança como ela deve se comportar, essa tarefa será combinada entre os professores e a criança, evitando que ela teime com os professores por "ordem" dos pais.

2) SEJA FIRME COM O CHORO
O choro é normal e até saudável, demonstra o quão afetiva e ligada à família a criança pode ser, mas ao deixar a criança na escola não olhe para trás. Não prolongue o momento da separação.

3) DEIXE CLARO QUE A ESCOLA NÃO É UMA OBRIGAÇÃO
Falar que a criança vai para a escola só para os pais poderem trabalhar é um dos grandes erros que os pais cometem, essa ideia só reforça o fato de que a escola separa a criança de sua família. O ideal é explicar a função da escola para a criança: aprender coisas novas e legais, brincar, fazer novos amigos e se divertir.

4) SE INTERESSE PELA VIDA ESCOLAR DE SEU FILHO
Ao voltar para casa pergunte de modo alegre e curioso como foi o seu dia na escola, pergunte o nome dos professores que ele conheceu, o nome dos colegas, quem ele mais gostou, o que fez durante o dia, o que comeu... Demonstre interesse em saber das coisas boas que o seu filho vivenciou no primeiro dia de aula.

5) REPITA OS PASSOS ACIMA O QUANTO FOR NECESSÁRIO
A cada dia, coisas novas acontecerão na vida escolar de seu filho, esteja por perto sempre para que ele possa dividir com a família esses momentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário